terça-feira, 9 de abril de 2013

Review Soul SL200 Aro 29

Não tem 2 meses que eu pude comprar e provar das vantagens e desvantagens da minha nova bike, uma Soul SL200 Aro 29. Depois de uns 800km já dá pra tirar algumas conclusões legais. 

Obs.: As únicas alterações foram a troca do selim, saiu o Soul/Vader para a entrada do Fizik Gobbi XM e troquei a mesa ITM de 60mm por uma Highone de 100mm.



No geral a SL200 é uma bike que oferece o mínimo para se fazer um XCO, ao passo que para um cicloturismo ela atende muito bem. Como meus objetivos são mais ou menos estes, ter 27v, aro 29 e freios confiáveis me deixou satisfeito, muito satisfeito. Independentemente da marca, cor, religião ou opção sexual da bicicleta, o aro 29 oferece um conforto extra em asfalto e uma rolagem muito boa.  Claro que existem n discussões sobre o tema de 29 vs 26, mas eu sinceramente não ando mais de BMX....

Em poucas palavras, a Soul monta suas bikes metodicamente. Toda ela é balanceada, não temos por exemplo como Scott ou Merida, que usam câmbios Deore/SLX/XT em algumas bikes e pedivela M171 (até o nome soa a falcatrua, brincadeira ele é honesto, pra bike de passeio, mas é) e suspensão XCM/XCR. Não, a Soul não faz isto, ela vende bikes "balanceadas", assim você pode comprar de acordo com seu uso e saber que a 300 possui tudo melhor que a 200. Isto é bom e é ruim? Claro!

A relação da bike é boa, com pedivela Acera de 22-32-42 dentes e cassete de 11-34 é possível encarar subidas desgraçadas sem se lembrar que estamos numa aro 29. Em questão de velocidade, a relação também oferece muito e meus cambitos nem sempre conseguem tracionar na marcha mais pesada. Em teste feito em uma descida grande na Lomba Grande - Novo Hamburgo - RS consegui pedalar e "empurrar" a magrela mesmo estando à 66km/h. Depois desta pensei até em adquirir um cassete 12-36, pois realmente não acredito precisar e ganharia um fôlego ainda maior nas subidas. Upgrade dos sonhos: 20v (24-38 com cassete 12-36).

Os freios Shimano correspondem ao esperado e mesmo com meus 90kg as descidas não ficaram ruins. O único ponto desagradável é que o mesmo começa a ficar muito pesado e é preciso de força para parar.

De ruim apenas a leitura da suspensão Suntour XCM, que a princípio vem com trava, mas minha bike veio sem... Acho que aqui está o ponto mais fraco da bicicleta. Em asfalto, claro, atende maravilhas, mas basta pegar estradão com as costelinhas que o bicho pega. 

As especificações podem ser vistas no site da Soul (http://soulcycles.com.br/site/2010/bike_sl200_29.html), mas elas não condizem com o modelo 2013 em totalidade. No site da centauro também são encontradas informações imprecisas. O que posso dizer é: VERIFIQUE SE O MODELO ADQUIRIDO É O 2013, OS PNEUS SÃO MUITO MELHORES. Não tenho exata certeza do que mais mudou em relação ao 2012, mas os pneus do modelo novo são CST Critter 29x2,10 ao invés dos tão consagrados sem marca....



Se estiver pensando no seu bikefit, não confie muito nas especificações do site, pois a geometria do quadro está incorreta, conforme confirmado pela própria Soul por e-mail e mesmo após meu alerta de que quase não comprei por isto eles ainda não mudaram. Ou seja, veja a bike antes. Abaixo a "conversa" que tive com eles antes de comprar:

========================================================================

Bom dia

seria interessante atualizar o site. Eu já havia desconsiderado a Soul pelas medidas e casualmente vi em uma loja uma 26 e uma 29 lado a lado. Resumo da história, após a sua resposta busquei minha Soul SL 200 29 na centauro sábado. Minha segunda Soul....

Aproveitando, já vi informações no site da lapierre com dados de bikes Soul....

obrigado




De: garantia <garantia@soulcycles.com.br>
Para: luisgustavoschuck@yahoo.com.br 
Cc: Contato <contato@soulcycles.com.br> 
Enviadas: Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013 10:16
Assunto: SL 200 29



            Bom dia Luís, realmente as medidas em nosso site estão erradas, esta medida de Top tube é da SL 200 26 . Nos modelos SL 200 29, a medida do Top tube  efetivo no tamanho 17” é de 595mm, e no tamanho 19” é de 610mm.
            Grato
De: Luís Gustavo Schuck [mailto:luisgustavoschuck@yahoo.com.br] 

Enviada em: terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 22:07

Para: contato@soulcycles.com.br
Assunto: Top Tube SL 200 29
Bom dia
estive olhando uma bike tamanho 17" aro 29 Sl 200 montada ao lado de uma Sl 200 aro 26 tamanho 19" e a 29 parece ter o top tube maior.
Entretanto no site da Soul as medidas são:
Aro 26, tam 19: 575,34
Aro 29, tam 19: 575,34
Mas como disse visualemente até uma 17" aro 29 parece ser maior que uma 19 aro 26.
Como estou querendo comprar uma bike aro 29 na faixa de preço da Sl200, pergunto, qual o top tube horizontal (efetivo) do tamanhã 19 aro 29? Preciso de uma 29 com pelo menos 60 cm de top tube efetivo.
Obrigado.


========================================================================


O único problema encontrado até o presente momento é o canote. O banco está escorregando para trás e mesmo apertando o parafuso até sair suco ( os dentinhos para nivelar a inclinação ficaram unidos para sempre, desapareceram) o banco continua escorregando e prejudicando a bunda na pedalada. No fórum do Pedal.com.br postei sobre isto ao ver que o problema não era exclusivo. 


Não enviei pedido de garantia para a Soul, pois acho que vale mais a pena comprar um canote de boa qualidade de uma vez. Claro que ainda não comprei nada novo, até porque a patroa tá com os olhos serrados em cima dos meus gastos com bicicleta....

Por R$ 2.400,00 em 12x sem juros, que foi quanto paguei na centauro mediante alguma barganha, está de bom tamanho. Marcas de fora cobram R$ 3500,00 ou mais por coisa parecida e as vezes até pior. Assim, nesta fixa de preço a única verdadeira rival é a Caloi Elite 10, que custa R$ 2.499,00, e possui vantagens (pneus Continental) e desvantagens(24v com 32t), ficando na minha opinião a escolha a cabo do vivente. 

Parabéns para a Soul por oferecer um produto condizente com nossa realidade, a classe D do MTB nacional. (Sim, já subi um degrau, porque esta bike é um baita up em cima da SL70).

Eu ainda acho que eles deveriam fazer como a Lapierre e nomear a bike de SL229, fica mais fácil, especialmente pro pessoal da centauro. 


3 comentários:

  1. Oi, muito legal o seu blog. Qual o tamanho da sua SL 200 29er? Vamos combinar um pedal qualquer hora, moro em Porto Alegre. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí felipe, tudo bem. O tamanha da minha bike é 19". Tenho 1,87m e encaixou bem para mim.

      Qualquer sábado pela manhã que queira pedalar partimos bem do centro de São Leopoldo as 8h. Fique a vontade para participar.

      Abraços,

      Luís

      Excluir
  2. Estou para comprar uma SL 300 19" e após ler seus comentários muito positivos a respeito da SOUL me decidi pela compra! Tive uma Y22 TREK 95 (fibra de carbono, full, balança aluminio, xt, etc) roubada ha poucos meses e ja foi-se o tempo que se dispunha de tanto $$$ para investir numa magrela. (e idade também hauhau) Creio que ela ira satisfazer o meu desejo, e ja tenho uns upgrades em vista, então acho que ficará perfeita. ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir